24-06-2016 Guarapuã tem sorteio da casa própria

Na última sexta-feira, dia 17, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo realizou o sorteio de 25 residências para os moradores do bairro de Guarapuã. Ao todo, 65 famílias de baixa renda se inscreveram para concorrer a uma unidade do empreendimento, que engloba um recurso de R$ 3 milhões.
O prefeito municipal, Chico Telles, comemora o momento. “A gente tem se empenhado desde o início para que essa obra se tornasse realidade. Iniciamos a construção dessas casas com outra empresa, que foi à falência, e precisamos licitar novamente. Por isso, precisou de um tempo extra, além das questões burocráticas, para conclusão da obra, mas hoje ela já é uma realidade”.
A distribuição das casas contemplou 20 famílias da população geral, duas pessoas com deficiência, dois idosos e uma para um morador único. “A nossa vontade era de que todos os inscritos pudessem ser contemplados, mas isso é impossível. Só torcemos para que os sorteados sejam realmente os que merecerem e precisam dessas casas”.
O sorteio, que foi realizado na Paróquia de Santo Antônio, no bairro de Guarapuã, contou com a presente do presidente da CDHU, Marcos Penido. “A gente acredita que as pessoas que mais precisam são contempladas. Nesse sorteio, 85% das famílias inscritas ganham de 1 a 3 salários. Ou seja, se não fosse o programa de habitação, elas não teriam condições de ter a casa própria, já que a capacidade de pagamento está muito distante do valor de mercado. O Governo, através do subsídio, faz com que as prestações sejam compatíveis com o que as pessoas ganham e que elas possam ter a casa própria com qualidade”, diz.
Os imóveis têm 56,67m² e contam com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. A infraestrutura prevê rede de água e esgoto, drenagem profunda, pavimentação e urbanismo. As famílias terão o prazo de 25 anos para quitar o custo habitacional e as prestações serão calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família.
Uma das pessoas contempladas no sorteio não conteve a emoção. “Essa casa muda tudo em minha vida. É a realização de um sonho. Vim confiante para o sorteio, mas quando fui contemplada não deu para segurar, a alegria é imensa. Agradeço ao prefeito e a todos os envolvidos, principalmente, pela seriedade com que o sorteio foi realizado. Agora é comemorar bastante”, afirma Andreia Melão.
Além dessas 25 unidades, outras 163 estão em programação. “No próximo dia 27 será realizado em São Paulo o evento de assinatura do convênio para licitar a obra de mais 163 moradias em Dois Córregos”, conta Penido.

 



Esta matéria teve 301 visitas até agora. Data da publicação: 28/06/2016

Publicidade