22-07-2016 Município de Dois Córregos intensifica fiscalização ao cerol

A linha com cerol, mais conhecida como linha cortante, é proibida por lei no Brasil. Mesmo com essa restrição, ainda há muita gente que utiliza o produto e coloca em risco a vida de outras pessoas. Neste período de férias escolares a atenção é ainda maior, já que crianças e adolescentes fazem uso do cerol com frequência durante as brincadeiras de pipas.
De acordo com o conselheiro tutelar, Reinaldo Haddad, durante as férias o perigo é ainda mais evidente. “Nesta época de férias é comum as crianças e os adolescentes soltarem pipas. No meu tempo não era assim, a nossa brincadeira era ver quem conseguia colocar a pipa mais no alto; hoje, a brincadeira é um derrubar a pipa do outro e, para isso, é preciso usar o cerol, que é proibido”.
Muitos acidentes podem ser provocados em decorrência do uso inadequado desse produto. “O cerol é como uma navalha, principalmente, para os motoqueiros. Nós vemos muita gente morrendo, tendo o pescoço cortado por causa da linha cortante. É um perigo muito grande”, ressalta.
Diante disso, o conselho tutelar, junto com os demais órgãos competentes, tem intensificado a fiscalização ao produto. “Estamos fiscalizando a utilização da linha com cortante. Estamos saindo em diligências e apreendendo um volume grande de cerol. Quando encontramos esses produtos, nós conversamos com as crianças e os adolescentes sobre o perigo que podem estar causando usando a linha com o cortante”.
Os órgãos também pedem a colaboração dos pais, para que orientem os filhos sobre os riscos desta brincadeira, que parece inofensiva. “A gente sabe que os pais não têm como olhar os filhos 24 horas por dia, mas eles podem orientá-los para que não usem cerol nas linhas das pipas. Nós contamos com a colaboração dos pais nesse sentido”, diz Haddad.
As pessoas que flagrarem crianças e adolescentes com linhas cortantes podem entrar em contato com o conselho tutelar e fazer a denúncia pelo telefone (14) 3652-4575 no horário das 8h às 17h.

 



Esta matéria teve 295 visitas até agora. Data da publicação: 22/08/2016

Publicidade