22-07-2016 Torrinha: Moradores inauguram Praça José Cesarino Canola no Paulo Lupino

Os moradores do bairro Paulo Lupino inauguraram na noite desta terça-feira, 19/07 a Praça José Cesarino Canola, popularmente conhecido como ‘Zé da Gaita’. A festa contou com a presença dos familiares do homenageado e populares do entorno.
Há pouco mais de um ano os vizinhos ao local se mobilizaram com o apoio da Prefeitura para transformar o terreno na entrada do bairro. Logo a praça foi ganhando cara nova com a instalação do piso intertravado, bancos, árvores, plantas, brinquedos para as crianças e até uma imagem do Cristo Redentor. Na sequência o equipamento ganhou também iluminação.
A placa de Inauguração foi descerrada pelo neto mais novo do homenageado, Hugo Cesar. A família Canola agradeceu aos vereadores pelo Projeto de Lei nº 1.638/2016 que denomina a praça, em especial aos vereadores José Mauri Perez (Zequinha Perez) e José Carlos Liberato (Carlão Liberato) que encabeçaram a proposição do respectivo projeto de lei. Agradeceram também o empenho de alguns munícipes que ajudaram a revitalizar o local seja com a prestação de serviços direto e indireto. Agradeceu também aos presentes pelo momento tão importante.
Em Torrinha, esta é a terceira praça ‘adotada’ por moradores. Antes dela, a vizinhança da praça Franco Marola na Vila Balbina já haviam se mobilizado para transformar a pequena praça que acabou sendo um dos locais mais visitados pelos cidadãos especialmente na época natalina em que o local é enfeitado. Recentemente, moradoras do bairro Santa Elisa também arregaçaram as mangas para restaurar e melhorar a praça Santo Expedito, também com apoio da Prefeitura .
Zé da Gaita: figura emblemática torrinhense
José Cesarino Canola (Zé da Gaita como carinhosamente era chamado) nasceu em 23/01/1939 e faleceu em 22/01/2012, o mesmo foi figura emblemática, que após a aposentadoria passou a diariamente frequentar esta praça e contribuir para sua limpeza, higienização e cuidado para com o ambiente. Filho de José Canola e Maria Aparecida de Mello Canolla, José tem como irmãos: Jair, Josafá, Joel, Joracy e Nenê.
Foi casado com Maria Aparecida Santoro Canolla, tendo seis filhos: Valmir, Vanilda, Paulo Sergio, Carlos Odair, Sueli e Davi Cesar.
Após o falecimento de sua esposa, Cesarino veio morar na cidade, e muitas de suas tardes e dias eram passadas nesse coreto, animando os amigos com sua velha gaita.

 



Esta matéria teve 299 visitas até agora. Data da publicação: 22/08/2016

Publicidade