05-08-2016 Grupo de corrida faz ação solidária em Dois Córregos

Criado há aproximadamente um mês, o grupo “Liga da Corrida” tem modificado a rotina de muitas pessoas em Dois Córregos. Formado por adeptos da corrida de rua, eles se reúnem para a prática de treinos e a melhora no condicionamento físico dos atletas. Mas, além disso, a liga tem outros dois objetivos: incentivar novos praticantes e desenvolver ações solidárias na cidade.
A maratonista Elisângela Quirino é uma das responsáveis pela criação da Liga da Corrida. “Na realidade é a junção de dois grupos. Na cidade tinham vários corredores, mas ficavam sempre divididos. Foi então, que decidimos unir os grupos em um só para que todos participassem juntos, corressem juntos e trocassem os treinos. A junção ocorreu há um mês”, conta.
O grupo atualmente reúne pessoas que já correm, mas o objetivo é atrair novos adeptos à prática esportiva. “Todo mês a gente vai tirar um final de semana para fazer um treino solidário. Com isso a gente vai trazer outras pessoas, que tem vontade de conhecer e começar a correr, e também vamos ajudar as instituições da cidade”, explica.
De acordo com a Elisângela, o treino solidário será composto por atividades mais leves, para quem nunca praticou corrida, possa iniciar no esporte. “Vamos fazer uma corrida leve, um trote e uma caminhada. Cada pessoa acompanha um grupo e assim incentivamos novos praticantes. Todos terão possibilidade de participar, pois é um exercício possível de ser feito por todo mundo”.
Na prática do exercício há 9 meses, Marina Colafatti incentiva novos corredores. “Eu comecei porque queria emagrecer, nunca pensei em competir, mas me apaixonei e agora a corrida se tornou essencial para mim. Tenho uma planilha de treinos e levo a sério. Estou muito feliz com os resultados e benefícios. Além de emagrecer, me sinto com outra disposição”, conta.
No próximo domingo, dia 7, a Liga da Corrida realizará um treino solidário. “Nós faremos uma caminhada de 3 km e terminaremos com um delicioso café da manhã, que será patrocinado por nós mesmas”, explica Elisângela. Quem tiver interesse em participar da atividade deverá se reunir com o grupo às 7h30 em frente à academia do Ninão. “A saída será às 8h. Pedimos para que todos levem um litro de leite para doação e água para se hidratar durante a caminhada”.

Quer começar a caminhar e correr?

A caminhada é uma das principais portas para quem deseja aderir atividades físicas à rotina. Simples, acessível a todos e praticável a qualquer hora do dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendável é sua prática por 30 minutos ao dia. Isso já garante resultados rápidos e perceptíveis, tanto para a saúde como para o aspecto físico. A atividade melhora a respiração e a circulação sanguínea, diminui o colesterol, fortalece o músculo, entre outros benefícios.
Além da caminhada, outra atividade também tem ganhado adeptos. A corrida ainda é um dos esportes que mais conquista simpatizantes em todo o mundo. A prática da modalidade na rua é considerada um dos métodos mais eficazes para a perda de gordura. E não são poucos os benefícios trazidos por um dos esportes considerados mais democráticos do mundo.Mas, para iniciar a práticas dessas atividades é preciso alguns cuidados. Por isso, confira as dicas abaixo:
1 - EXAME MÉDICO
Para iniciar um treinamento é obrigatório estar com seus exames médicos em dia.

2 – ALONGAMENTO
Antes e depois do seu treinamento dedique de 10 a 15 minutos para alongar os músculos, gastando 30 segundos a 1 minuto em cada posição, focando a atenção na respiração.

3 - DIVIDA O TREINO EM
FASES
É indicado dividir o treino em três etapas: Aquecimento, Série Principal e Desaceleração.
4 - PERIODIZAÇÃO
Inicie o treinamento periodicamente. Comece com 2 ou 3 treinos distribuídos na semana. Aumente, gradativamente, esta frequência até, no máximo, seis vezes na semana e, nesse caso, intercale dias de treino fortes com dias de treinos mais leves.

5 - DURAÇÃO DE CADA
TREINO
Os treinos podem durar de 40 minutos a 1 hora. Se quiser exceder este intervalo será prudente ser orientado por um treinador ou professor de corrida.

6 - INTENSIDADE DO TREINO
O ritmo do treino deve ter três intensidades diferentes: moderada, firme e forte.

7 – RESPIRAÇÃO
Concentre-se na respiração, ela é a principal responsável pelo desempenho físico. Use a boca e o nariz para entrada e saída do ar.

8 - FREQUÊNCIA CARDÍACA
A frequência cardíaca pode servir de parâmetro para a intensidade do treinamento. Durante a fase 1 e a fase 3 do treino a frequência deve estar mais baixa do que a fase 2, justificando desta maneira a diferença do esforço físico exigido.



Esta matéria teve 299 visitas até agora. Data da publicação: 22/08/2016

Publicidade