05-08-2016 QueenNut realizou palestra em Mineiros do Tietê

A QueenNut Macadamia em parceria com a Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê, por meio do Departamento de Agricultura, realizaram no dia 28 de Julho um encontro com agricultores. O principal objetivo foi o de apresentar orientações e alternativas de negócio com o cultivo da noz macadamia, frente à crise no setor canavieiro.
Aproximadamente 50 agricultores acompanharam atentos às explicações do empresário Dr José Eduardo Mendes Camargo, também do diretor Pedro Piza e do gerente Leonardo Moriya que explanaram sobre o plantio, manejo, colheita e mercado. Também esteve presente o produtor Edinho Montenegro, da vizinha cidade de Bocaina e parceiro da QueenNut. O encontro foi realizado no Grêmio Recreativo dos 200.
“Sabemos que a principal cultura agrícola da nossa cidade é a cana de açúcar e a macadamia que pode ser inserida, inicialmente, em áreas de pequeno porte ou ainda em locais em que não seja possível realizar a mecanização para a colheita. Essa apresentação foi muito importante para os nossos agricultores, para que eles tenham mais informação e novas opções de negócios, buscando sempre a diversificação. Pudemos ver que alguns agricultores ficaram interessados em conhecer mais sobre o plantio”, comentou o prefeito José Carlos Vendramini que apoiou a realização do encontro e também esteve presente.
“Tivemos uma reunião muito boa e produtiva. Apresentamos a noz macadamia como uma alternativa diversificada de cultura e mais rentável. O agricultor pode pensar em aproveitar pequenas áreas de sua propriedade. A macadamia é um produto saudável e o mercado está em franco crescimento”, comentou o Dr José Eduardo aos participantes. Durante a palestra também foram apresentados dados sobre a rentabilidade e do plantio consorciado de culturas, que é uma boa ferramenta para aumentar o aproveitamento de uma área rural. O consórcio de culturas pode ser realizado com soja, milho, café, cereais, entre outros.
Também foram apresentados os valores para investimento inicial no plantio, bem como as opções de linhas de financiamento estaduais e federais. “Oferecemos todo o suporte técnico e toda orientação para quem se interessa em conhecer mais e precisa de alternativas de rentabilidade e a macadamia oferece isso”, frisou Pedro Piza.
Participantes/ José Pinheiro, presidente da Associação dos Produtores Rurais, também elogiou a realização da palestra e ficou interessado em divulgar ainda mais entre seus associados. “Gostamos do que vimos aqui hoje. Vamos organizar uma caravana para conhecer melhor a empresa nos próximos dias”.
Proprietário de um viveiro de orquídeas, José Eduardo Rampazzo (Didi) utiliza a casca (carpelo) como substrato para suas plantas. “Adquiro na QueenNut e substituo a casca de pinus pela casca da macadamia. Minhas orquídeas estão cada dia mais bonitas”, contou.
O agricultor Valdecir Coradi tem em sua propriedade cana de açúcar, hortaliças e gado. “Eu gostei da macadamia como alternativa, principalmente para inserir no manejo em áreas que não é possível plantar cana. As linhas de financiamento são interessantes, quero estudar e penso em começar com uma área pequena”, frisou.
Outro agricultor, Gilberto Junqueira Junior, cultiva cana de açúcar, eucalipto e mandioca em seu sítio no baixão da serra. “É uma alternativa para mexer com outro plantio, fora da cana de açúcar. Parece muito boa e com lucro alto”, finalizou.
O projeto de expansão da empresa foi iniciado há cerca de dois anos e já realizou palestras como essas nas cidades de Jaú e Barra Bonita.
QueenNut Macadamia
400 hectares
100 mil árvores
2014: produção de 700 toneladas
30 fornecedores
Processamento de 2 mil toneladas
100 mil mudas em viveiro

 



Esta matéria teve 289 visitas até agora. Data da publicação: 22/08/2016

Publicidade


Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home2/jornalod/public_html/2011/include/bnview.php on line 7



Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home2/jornalod/public_html/2011/include/bview.php on line 7