12-08-2016 Editorial: O que comprar?

Você deve ter pensado nisso durante a semana, quando lembrou que precisa comprar o presente de Dia dos Pais, não é mesmo? A vontade com certeza é de presentear o nosso patriarca com o maior e melhor presente, mas será que ele caberia no bolso?
O Dia dos Pais 2016 deve ser bem diferente dos últimos anos. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o faturamento nesta data deverá reduzir em 9,4% em comparação com o ano passado. A expectativa é que a data movimente cerca de R$ 4,2 bilhões em vendas no varejo no país, o que equivale a 5,6% do faturamento esperado no mês, pior desempenho desde o início do estudo, em 2004, quando as vendas subiram.
De acordo com a confederação, essa é a segunda queda nas vendas para a data. O motivo seria a alta no preço dos alimentos e, consequentemente, a queda na compra de vestuário, que tem sido acelerada e atinge 10% no ano. Segundo economistas, o varejo ainda passa por uma crise muito forte devido ao crédito caríssimo.
Diante desse cenário, de situação econômica complicada, falta de dinheiro por orçamento apertado e desemprego, um levantamento Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que quatro em cada dez brasileiros não pretendem comprar presentes para celebrar o Dia dos Pais neste ano. Você está entre eles? Muitos dirão que sim.
Além de não presentear, quem optar por comprar uma lembrança nesta data não pretende gastar mais do que R$ 100. O brasileiro está mais consciente dos gastos durante a grave crise econômica que afeta o país desde o ano passado. Para os lojistas, o que resta é oferecer aos consumidores opções de vários preços, facilidade de pagamento e promoções. Além disso, abrir mão de um lucro exorbitante, faz parte da realidade dos comerciantes hoje em dia. Afinal, é melhor garantir algo do que não ter nada.
Portanto, com essa crise sem fim, os papais que tanto merecem um mimo nesta data, podem ficar sem nada. Mas, o que vale mesmo, é aquele abraço apertado, o beijo com carinho e o “Eu te Amo”, que vale mais do que qualquer outro presente.
Feliz Dia dos Pais!



Esta matéria teve 301 visitas até agora. Data da publicação: 22/08/2016

Publicidade