19-08-2016 Editorial: A corrida já começou

É, agora não tem alternativa, a campanha eleitoral já começou e segue até o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno da eleição 2016. Para nós eleitores é a oportunidade de transformarmos o momento da propaganda em aprendizado e usá-lo como reflexão para nossas escolhas na urna.
O candidato deve ficar bem atento. A legislação eleitoral foi modificada e apresenta muitas novas regras, que devem ser seguidas à risca. Qualquer deslize pode acarretar em multa e, até mesmo, em prisão. Será que vale a pena?
Bem, se seu candidato cometer qualquer falha durante a campanha, já é um motivo para riscá-lo da sua lista de pretensões, afinal, se a pessoa não consegue seguir nem as regras da campanha, é porque ela não tem condições e nem ética suficiente para assumir cargos de tamanha responsabilidade. Portanto, seja fiscalizador, seja um eleitor ativo e consciente. Acredito que todos nós queremos um representante que tenha disciplina, ética e honestidade para lidar com nossos direitos.
Nesta semana dois candidatos à prefeitura de São Paulo foram multados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Dois bons exemplos de que a lei existe e será sim aplicada aos candidatos que descumprirem as regras da campanha eleitoral. Marta Suplicy foi multada em R$ 5 mil por propaganda paga em redes sociais. Além do valor, ela foi obrigada a retirar imediatamente os anúncios da internet. Posts patrocinados junto à rede social é uma modalidade de propaganda proibida pela legislação eleitoral. Além dela, o candidato à reeleição Fernando Haddad foi multado em mais de R$ 5 mil por publicidade no site da Prefeitura de São Paulo em período vedado pela Lei Eleitoral.
Enfim, fica a informação de que os candidatos estão sendo fiscalizados e a dica de que fazer uma campanha com honestidade e ética vale muito mais a pena. Fique de olho e faça sua escolha a dedo. A campanha que o candidato fizer hoje representa, e muito, o que ele fará após assumir o cargo. Veja se é esse tipo de comportamento que você espera do seu prefeito e do seu vereador.
Sendo assim, abra os olhos e acompanhe o passo-a-passo de cada candidato. A chance de você se arrepender depois é consideravelmente menor. Então, faça sua parte e cobre que as outras pessoas também façam a delas. E candidatos, fiquem espertos, que todos nós estamos de olho em vocês.



Esta matéria teve 296 visitas até agora. Data da publicação: 22/08/2016

Publicidade