16-09-2016 Instituto Usina de Sonhos realiza aulas de Yoga

Nesta segunda-feira, dia 19, terão início as aulas de Yoga oferecidas pelo Instituto Usina de Sonhos, em Dois Córregos. Não há limite de idade para participar da atividade e as inscrições podem ser realizadas na sede do Instituto.
Ana Maria Buratto Rampo, formada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de Yoga de São Paulo, será responsável por ministrar as aulas. “Já atuo nesse ramo há quatro anos e tenho formação de Yoga Terapia Hormonal para menopausa e também para Yoga Eestaurativa. Atividades que serão oferecidas no Instituto”, conta.
Existem diferenças entre as práticas de Yoga e o público poderá escolher em qual participar. “A linha tradicional envolve postura física e técnicas respiratórias. É um Yoga de força e trabalha bastante com o corpo. Nessa aula aprendemos a respirar corretamente, controlamos os processos mentais e fazemos meditação para criar foco, aprender a concentrar e depois relaxamos. É uma prática física que leva a pessoa a um relaxamento profundo e ao autoconhecimento”, explica Ana Maria.
Mas, além do Hatha Ioga (linha tradicional), serão oferecidas aulas de Ioga Restaurativo. “É uma prática para descansar e relaxar. As pessoas têm muita dificuldade em parar e se desligar, mas nós precisamos aquietar o corpo e a mente. Nessa aula utilizados almofadas e outros itens que ajudam no relaxamento. O objetivo é induzir o relaxamento a ponto de a pessoa não sentir mais o corpo e conseguir aquietar a mente. É um descanso necessário, principalmente, para o nosso cérebro”.
A partir de outubro, o Instituto Usina de Sonhos também promoverá aulas de Ioga Terapia Hormonal para Menopausa. “Esse é específico para mulheres, mas não é somente para a menopausa. A prática é indicada para qualquer distúrbio na área hormonal, inclusive, a TPM. São executadas posturas de forma dinâmica, que associam o movimento com respiração e estimulam as glândulas secretoras de hormônio, principalmente, dos ovários. Essa atividade reequilibra a produção hormonal reduzindo os sintomas e melhorando a qualidade de vida das mulheres”, afirma.
A prática de Yoga é indicada para todas as pessoas em qualquer faixa etária. “Em situações específicas existem restrições. Pessoas com hérnia ou pressão alta devem evitar determinados tipos de torções, mas isso cabe ao professor orientar corretamente o aluno durante as aulas e fazer as adaptações necessárias. Com isso, qualquer pessoa pode praticar o Yoga”, garante Ana Maria.
As aulas de Hatha Ioga serão realizadas de segunda-feira, às 18h, e as de Ioga Restaurativo, serão na quarta-feira, às 19h. Ambas iniciarão na próxima semana. Em outubro, terão início as aulas de Ioga Terapia Hormonal, que serão realizadas de quarta-feira, às 17h. O valor da mensalidade é de R$80 (um dia na semana) e R$120 (dois dias).
As inscrições são realizadas na sede do Instituto Usina de Sonhos, na Rua 13 de Maio, 627, no centro da cidade. Informações podem ser obtidas pelo telefone 98131-4946 com Daniela Soffner.



Esta matéria teve 291 visitas até agora. Data da publicação: 27/09/2016

Publicidade