16-09-2016 Campanha de Multivacinação começa nesta segunda

A partir da próxima segunda-feira, dia 19, o Ministério da Saúde inicia a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes, que estão com doses em atraso. A campanha segue até o dia 30 de setembro em todas as unidades de saúde.
De acordo com a enfermeira chefe do Centro de Saúde, Gilmara Mangili, a campanha possui um o público-alvo específico. “O objetivo é resgatar os não-vacinados ou completar o esquema de vacinação da caderneta das crianças de seis meses a 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes com idade entre 10 a 15 anos. São mais de 12 vacinas atualmente no calendário vacinal, que protegem contra 18 doenças, e muitos estão com elas em atraso”, explica.
Para atualizar a caderneta é preciso que os pais ou responsáveis dirijam-se às unidades de saúde com a caderneta de vacina em mãos. “Vamos ver o que está faltando e aplicar as doses”.
Há três anos, o Ministério da Saúde incluiu a vacina de HPV no calendário vacinal para as meninas a partir de 9 anos. “No primeiro e no segundo ano nós fomos até as escolas para aplicar a vacina. Neste ano, orientamos que os pais trouxessem as meninas até as unidades de saúde, mas houve uma baixa muito grande. A vacina de HPV é aplicada em duas doses, portanto, quem tomou apenas uma dose nos anos anteriores ou não tomou nenhuma, deve colocar em dia”.
O objetivo da Campanha de Multivacinação é melhorar a incidência de doenças, que têm sido registradas no país, devido às vacinas em atraso. “É muito importante que os pais levem os filhos das faixas etárias especificadas, para que eles sejam imunizados dessas doenças”, explica Gilmara.
No dia 24 de setembro será realizado o Dia D da campanha em todo o Brasil. “Neste dia, que será um sábado, trabalharemos normalmente e todos os postos de saúde estarão abertos para aplicar as doses das vacinas faltantes”.
Informações sobre a campanha podem ser obtidas no Centro de Saúde pelo telefone 3652-9800.



Esta matéria teve 291 visitas até agora. Data da publicação: 27/09/2016

Publicidade


Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home2/jornalod/public_html/2011/include/bnview.php on line 7



Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home2/jornalod/public_html/2011/include/bview.php on line 7