11-11-2016 Editorial: Que fim deu a democracia?

E chegou mais um 15 de novembro. E afinal, você sabe o que essa data significa? Pois é, poucos responderão que sim. Essa data, inclusive, feriado nacional, representa um marco na história do país, é a data da Proclamação da República e o início de uma sociedade democrática.
Agora nos aprofundemos na questão da democracia. Lá atrás, era por esse motivo que lutávamos. À época, entendia-se por democracia, que todos viveriam sob a influência das mesmas leis, mas não é isso que vemos nos dias de hoje. Você com certeza já ouviu falar que a lei funciona para uns e para outros, não. E não deixa de ser verdade. Quantas vezes você viu uma pessoa que furtou um pacote de bolacha por não suportar mais a fome e partir para o extremo ser presa, enquanto um político, que desviou bilhões de reais, vive livre e sem medo da justiça?
Ah, o Brasil! O que você compreende por democracia? Se procurar no dicionário encontrará diversas definições, porém, todas interligadas. Mas vamos destacar algumas: 1 - Forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo: “Queremos a paz com liberdade, a lei com legitimidade, a democracia não como uma palavra, mas como um processo de ascensão do povo ao poder”; 2 - Sistema de governo em que cada cidadão tem sua participação; 3 - Sistema político dedicado aos interesses do povo; 4 - Forma de governo que tem o compromisso de promover a igualdade entre os cidadãos; 5 - Sistema político influenciado pela vontade popular e que tem por obrigação distribuir o poder equitativamente entre os cidadãos, assim como controlar a autoridade de seus representantes; 6 - Sistema de governo caracterizado pela liberdade do ato eleitoral; 7 - Governo que respeita a decisão da maioria da população, assim como a livre expressão da minoria; 8 - País cujo sistema de governo é democrático e, 9 - Ideal comprometido com os interesses democráticos.
Agora reflita! De todas essas definições, você concorda que não vivemos em um país democrático? Concorda que não há democracia na nossa sociedade? A primeira definição já nos convence disso. Paz? Liberdade? Lei com legitimidade? Democracia como processo de ascensão do povo ao poder? Não precisamos falar mais nada. É óbvio que não vivemos em paz, não temos liberdade, a lei não é aplicada com legitimidade, e o povo não ascendeu ao poder.
Diante de um cenário como esse, fica difícil encontrar motivos para comemorar a data. Mas vamos pensar que lá atrás, esse era um sonho, um sonho que chegou a se tornar realidade, e que a própria sociedade foi capaz de destruir.
No nosso país essas verdades não possuem sustentação sólida. Portanto, vamos refletir sobre o que pensamos por democracia e como lidamos com ela. A democracia depende de todos nós.



Esta matéria teve 296 visitas até agora. Data da publicação: 14/11/2016

Publicidade