23-06-2017 Tai Chi Chuan aposta na melhora da qualidade de vida e bem estar para praticantes da cidade

Com o objetivo de melhorar a forma física e mental, em toda a China milhares de pessoas entre homens, mulheres e crianças de todas as idades se reúnem diariamente nos parques das cidades todas as manhãs, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan e Chi Kung.
Aqui no Brasil, na cidade de Dois Córregos, esta técnica é ensinada no Instituto Usina de Sonhos pelo instrutor Mateus Carvalho. Segundo ele, a prática traz benefícios tanto para a saúde física, quanto mental. “Com os movimentos suaves e harmônicos o praticante vai conquistando mais flexibilidade, fortalecimento e melhor funcionamento do corpo, além de desenvolver a qualidade de atenção, paciência e autoconhecimento” informa. Esta técnica vem sendo apresentada em aula aberta à cidade em dois encontros realizados na Praça do Coreto, desde o início de 2017 junto à Feira de Artesanatos.
Os exercícios são feitos por meio de movimentos simples, suaves, circulares e fáceis de serem aprendidos. Não exige habilidades especiais e pode ser praticada por todas as idades. A maior incidência de praticantes desta arte chinesa é a terceira idade. Estudos comprovaram que Tai Chi Chuan é bem sucedido na prevenção e redução das quedas, freqüentes nesta fase da vida. Sua prática constante desenvolve força, resistência muscular, melhoria no sistema imunológico e circulação sanguínea, além de flexibilidade.
“É uma escolha muito positiva quando precisamos combater alguns males dos dias atuais tais como o estresse, ansiedade e depressão, além de ajudar aliviar os seus sintomas (enxaqueca, dores na coluna, insônia, entre muitos outros males)” comenta Carvalho.
Essa técnica cultiva a saúde, bem estar e como benefícios podemos citar:
• Melhora a postura e respiração
• Redução de dor e rigidez das articulações
• Aumento da sensação de bem estar e calma
• Rejuvenescimento físico e mental
• Desenvolve a vitalidade
• Equilibra a pressão arterial e ativa a circulação sanguínea
• Aumenta a capacidade de concentração
• Melhora o equilíbrio, fortalece a musculatura e reduz o risco de quedas e acidentes
• Promove sono tranquilo, relaxamento e alongamento
• Fortalece o sistema imunológico
A palavra Tai significa nobreza de sentimentos, equilíbrio e calor humano, Chi é energia, força de vontade, persistência e resistência à adversidade e Chuan é agilidade, rapidez e flexibilidade. Todos os movimentos do Tai Chi Chuan são inspirados na natureza: na fluidez da água, na amplitude do céu, na fertilidade da terra, na movimentação dos animais e na alternância dos opostos – yin e yang. É considerada pela Harvard Medicine School uma das cinco melhores atividades físicas para serem feitas por todas as faixas etárias. Praticar a atividade é como abrir uma janela num quarto abafado - um grande alívio! Semanalmente, às segundas-feiras 19h, as aulas de Tai Chi Chuan são orientadas no Instituto Usina de Sonhos, pelo instrutor Mateus Carvalho, que tem formação na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan – SBTCC e é praticante da técnica desde 2009. Para vir fazer uma aula experimental gratuita e saber mais sobre as aulas de Tai Chi Chuan ligue para (14) 98131-4946 e fale com a Dani Soffner.
 
 


Esta matéria teve 23 visitas até agora. Data da publicação: 26/06/2017

Publicidade