07-07-2017 Doença de Chagas: município atua na prevenção

A Prefeitura de Dois Córregos, através do Departamento de Saúde esta desenvolvendo atividades visando orientar a população sobre a Doença de Chagas.
O Bicho Barbeiro, como é popularmente conhecido, é o transmissor da doença.
Esses insetos podem ser encontrados nas matas, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais e casca de tronco de árvores. São atraídos para as cidades por causa da luz e nas casas escondem-se nas frestas, buracos nas paredes, em cama, colchões, atrás de móveis e quadros. Ele alimenta-se de sangue por isso fica em locais escondidos perto do homem e animais, saindo para picar a noite.
A prevenção da Doença de Chagas baseia-se em medidas que impeçam a proliferação nas residências e em seus arredores.
Medidas que devem ser tomadas: Manter a casa limpa, varrer o chão, limpar atrás dos móveis e quadros, vistoriar com freqüência os colchões e demais roupas de cama, retire ninhos de pássaros dos beirais da casa, impedir a permanência de animais e aves dentro da casa. Caso encontrem um inseto parecido com o “Bicho Barbeiro”, procedam da seguinte forma: 1 - Proteja sua mão com um saco plástico sem furos e capture o inseto.
2 - Inverta o saco plástico de modo a conter o inseto em seu interior. 
3 - Feche o saco plástico e encaminhe ao Centro de Saúde.
Eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de prevenção contra a doença de Chagas. Outras informações e orientações podem ser obtidas no Centro de Saúde – Equipe de Combate às Endemias, na Praça da República, nº 51 – Centro, ou pelos telefones (14) 3652-9800 ou 3652-9808.
 
 


Esta matéria teve 21 visitas até agora. Data da publicação: 10/07/2017

Publicidade